Como lidar com uma crise de ansiedade

O tratamento da ansiedade fora do controle inclui terapia, o possível uso de medicação, recomendação de mudanças de estilo de vida e a psicoterapia. Mas existem técnicas que podem ajudar a aliviar a ansiedade e prevenir ou gerenciar crises e compartilharei algumas delas neste texto. Nenhuma é uma cura instantânea para ansiedade(até porque isso não existe) mas se usadas da forma correta e com persistência podem ser muito úteis, principalmente bem no começo de uma crise. Quanto mais próximo do início dos sintomas da crise você aplicar as técnicas, mais eficazes elas serão. (continue lendo clicando no título acima)

Mulher cobrindo o rosto em sofrimento, sob um edredom.

Lidar com uma crise de ansiedade é uma experiência assustadora, quanto mais cedo você aplicar técnicas de manejo, melhor. Imagem de María Prieto por Pixabay

Uma crise de ansiedade pode assumir diversas formas e sintomas que podem inclusive ser confundidos com outras situações e gerar uma experiência muito desconfortável e assustadora. Se você está passando por uma, toda minha solidariedade. O ideal é sempre buscar a emergência de um serviço de saúde caso você não saiba ao certo o que está acontecendo com ou não tenha certeza se consegue lidar sozinho.

Dito isso, eu entendo que você pode estar precisando de apoio e técnicas de alívio imediato, por diversos motivos, e por isso estou disponibilizando este texto com algumas informações que podem te ajudar a aliviar os sintomas desconfortáveis da sua ansiedade de forma mais imediata. 

O tratamento da ansiedade disfuncional (aquela que gera sofrimento e/ou desconforto e atrapalha nossas vidas) inclui terapia, o possível uso de medicação e recomendação de mudanças de estilo de vida. Além disso, felizmente existem técnicas baseadas em evidências que podem ajudar a aliviar a ansiedade e prevenir ou gerenciar crises de ansiedade e eu compartilharei algumas delas com você aqui neste texto. Nenhuma delas é uma cura instantânea para ansiedade(até porque isso não existe) mas se usadas da forma correta e com persistência podem ser muito úteis, principalmente bem no começo de uma crise. Quanto mais próximo do início dos sintomas da crise você aplicar as técnicas, mais eficazes elas serão.

É importante ter em mente que como em qualquer atividade, quanto mais praticamos maior a chance de adquirirmos prática e vermos resultados e nas primeiras tentativas talvez você não veja tanto resultado quanto gostaria e isso pode significar apenas que você precisa continuar testando. 

Uma parte importante do desconforto causado por uma crise de ansiedade vem da sensação de perda de controle sobre a intensidade de nossas emoções e sensações físicas e um ótimo ponto de partida pode ser simplesmente tentar se concentrar em identificar ou listar mentalmente o que você está sentindo durante a crise. Mas tudo bem se você não conseguir, temos outras possibilidades como exercícios de respiração, relaxamento muscular e visualização. 

Técnicas de respiração para lidar com uma crise de ansiedade

A respiração tem um papel central no desenvolvimento e no controle de uma crise de ansiedade. Por isso, técnicas de controle e atenção à respiração podem ser muito eficazes para lidar com os sintomas. 

Aqui vão alguns exemplos de técnicas de respiração para lidar com a ansiedade:

  • Respiração diafragmática: a respiração diafragmática envolve inspirar profundamente pelo nariz, expandindo o abdômen e sentindo o ar descer para o diafragma, ao invés do peito. Em seguida, expire lentamente pela boca, esvaziando o ar do diafragma e contraindo o abdômen. Repita várias vezes, concentrando-se na sensação de respirar profundamente.  A respiração diafragmática ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que pode ajudar a acalmar a mente e o corpo.
  • Respiração quadrada: a respiração quadrada envolve inspirar pelo nariz contando até quatro, segurando a respiração contando até quatro, expirando pela boca contando até quatro e, em seguida, segurando a respiração novamente contando até quatro. Repita várias vezes, mantendo a mesma contagem durante cada fase da respiração.
  • Respiração alternada das narinas: sente-se em uma posição confortável e use o polegar direito para fechar a narina direita enquanto inala pelo nariz esquerdo. Em seguida, feche a narina esquerda com o dedo anular esquerdo e expire pelo nariz direito. Repita várias vezes, alternando as narinas que você usa para inspirar e expirar.

Relaxamento Muscular

O relaxamento muscular pode aliviar a tensão física e mental, reduzindo os sintomas da ansiedade. Quando estamos ansiosos, nosso corpo tende a ficar tenso, com músculos contraídos e postura rígida, o que pode gerar sensação de desconforto e agravar os sintomas da ansiedade.

O relaxamento pode reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que contribui para diminuir os sintomas físicos da ansiedade, como a sensação de taquicardia e a falta de ar.

 O ideal é que a prática seja feita de forma regular, para que seus efeitos possam ser percebidos a longo prazo.

Seguem algumas técnicas de relaxamento que podem te ajudar:

  • Relaxamento Progressivo de Jacobson: essa técnica envolve tensionar e relaxar cada grupo muscular do corpo, um por vez, começando pelos pés e indo até a cabeça. Para realizar a técnica, deite-se ou sente-se confortavelmente, respire fundo algumas vezes e concentre-se em cada grupo muscular, apertando-o por alguns segundos antes de relaxar completamente.
  • Respiração diafragmática com tensão muscular: essa técnica combina respiração diafragmática com tensão muscular para promover o relaxamento. Comece respirando profundamente pelo nariz e, em seguida, faça uma pausa de alguns segundos antes de expirar lentamente pela boca. Enquanto expira, tensione os músculos do rosto, pescoço e ombros. Em seguida, solte a tensão muscular enquanto inspira novamente e repita o processo.
  • Imaginação guiada: essa técnica envolve visualizar mentalmente cenários relaxantes e tranquilos, como uma praia ou um jardim. Para realizar a técnica, deite-se ou sente-se confortavelmente, respire profundamente algumas vezes e imagine-se em um lugar tranquilo e sereno. Concentre-se em cada detalhe do ambiente e deixe sua mente relaxar.

Técnicas de visualização para alívio dos sintomas

As técnicas de visualização são baseadas no princípio de que a mente e o corpo estão interconectados e que a imaginação pode ter um efeito direto sobre as emoções e sensações físicas. Quando a pessoa está em crise de ansiedade, ela tende a focar nos pensamentos negativos e preocupações, o que aumenta a sensação de desconforto e pânico.

Estas técnicas podem ajudar a mudar o foco dos pensamentos negativos para imagens mais positivas e relaxantes. Elas são capazes de acalmar a mente e ajudar a relaxar o corpo, diminuindo a resposta de “luta ou fuga” que ocorre durante a crise de ansiedade.

Por exemplo, se a pessoa está tendo uma crise de ansiedade relacionada a uma situação futura, como uma apresentação no trabalho, a visualização pode ajudá-la a imaginar-se tendo um desempenho bem-sucedido e recebendo elogios do público. Isso pode ajudar a diminuir a ansiedade em relação à situação.

  • Jardim tranquilo: imagine um jardim tranquilo e sereno em sua mente. Visualize cada detalhe – as flores, as árvores, o céu. Imagine-se caminhando pelo jardim, sentindo o sol em seu rosto e a brisa em seus cabelos. Enquanto você caminha, sinta sua respiração ficando mais profunda e mais calma. Imagine que cada vez que você inspira, você está absorvendo a serenidade e a paz do jardim. Quando você expira, imagine que está liberando todas as suas preocupações e medos.
  • Oceano sereno: visualize um oceano sereno em sua mente. Imagine que você está sentado na praia, observando as ondas se movendo suavemente para a costa. Concentre-se em sua respiração e imagine que cada vez que você inspira, está absorvendo a calma do oceano. Quando você expira, imagine que está liberando todas as suas preocupações e tensões. À medida que você se concentra em sua respiração e no movimento suave das ondas, sinta sua mente e corpo relaxarem.
  • A bolha protetora: visualize-se cercado por uma bolha protetora em sua mente. Esta bolha é resistente e forte, e é capaz de repelir qualquer fonte de estresse ou ansiedade. Imagine que a bolha está completamente ao seu redor, protegendo-o de todos os lados. Conforme você inspira, imagine que a bolha se expande, ficando mais forte e protetora. À medida que você expira, imagine que a bolha se contrai novamente, envolvendo-o em um abraço protetor e reconfortante. Sinta-se seguro e protegido dentro da bolha, e saiba que nada pode perturbá-lo enquanto estiver dentro dela.

Essas técnicas de visualização guiada podem ajudar a acalmar a mente e reduzir os sintomas de uma crise de ansiedade, ao focar em imagens tranquilizadoras e reconfortantes e na respiração profunda.

As técnicas que ensinei neste texto não constituem um tratamento para a ansiedade, principalmente porque suas causas são diversas e é necessário um acompanhamento psicólogico e possivelmente médico para que o tratamento seja eficaz e os efeitos duradouros. Em um processo terapêutico de terapia cognitivo-comportamental(TCC), poderemos entender suas emoções, pensamentos e comportamentos que podem estar desencadeando os processos nocivos de ansiedade e juntos encontrarmos formas de modifica-los, usando as técnicas da TCC.

Se você tem interesse em conversar comigo para nos conhecermos e descobrirmos juntos se poderíamos estabelecer uma boa relação como terapeuta e paciente, podemos marcar uma conversa rápida, online e sem custo. Esse encontro inicial dura entre 20 e 30 minutos.

A marcação da conversa inicial e o esclarecimento de quaisquer dúvidas que você tenha podem ser feitas pelo WhatsApp, em +55 21 975 248 749.

Leia mais:

Como identificar uma crise de ansiedade

Por que sentimos ansiedade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *