Por que fazer terapia online e como isso pode te ajudar?

Homem sentado em um sofá, com um laptop e fones de ouvindo, em uma videoconferência.

A terapia online remove muitos obstáculos e resistências ao autocuidado. Imagem por Mikhail Nilov.

Durante a maior parte da existência de nossa espécie vivemos, em média, menos da metade do tempo que vivemos hoje. Não apenas vivemos mais que o dobro do que a maioria de nossos ancestrais, vivemos em condições muito diferentes e com oportunidades e desafios inéditos.
Nossas relações, nosso trabalho, lazer e saúde são totalmente atravessados por tecnologias e estruturas que não existiam 20 ou 30 anos atrás.
E mesmo assim, ainda estamos tentando nos adequar a uma ideia de “felicidade” e “sucesso” que se um dia foi verdade(o que eu duvido), já não é mais.
Você provavelmente cresceu se preocupando sobre quem você seria quando crescesse, sobre o que você “faria da vida” ou até, se teve sorte, pensando em como ser feliz.
Mas tentar “ser feliz” pode ser tão frustrante quanto tentar medir sucesso pelas suas conquistas profissionais.
Há uma frase de Clarice Lispector que diz assim: “O fácil nunca me interessou. Já o obviamente impossível sempre me atraiu – e muito.”
Essa citação tem muito a ver com nossas insatisfações pois somos muito motivados por nossos desejos e muitos deles não são nem coerentemente organizados, nem para nós mesmos e muitos não são atingíveis em um sentido mais prático. Um dos muitos benefícios de passar por um processo terapêutico é se conscientizar disso e alinhar seus desejos com  aquilo que de fato podemos viver, alcançar. Ao menos em algumas questões de nossas vidas, é claro.

Mesmo sendo um terapeuta cognitivo-comportamental(uma abordagem que é centrada no realinhamento de emoções, pensamentos e comportamentos) eu acredito que não é realista querer decifrar a si mesmo a um ponto em que tudo que sentimos, pensamos e fazemos faça sentido conscientemente. Menos ainda o que sentem, pensam e fazem os outros.
Digo mais: grande parte de nossa insatisfação vem de uma tentativa de tentar fazer sentido das coisas, queremos que tudo, desde o que nos acontece até o que sentimos e fazemos, tenha uma lógica que combine com o que já sabemos sobre o mundo. Mas como poderia algo que nunca vivemos antes, fazer sentido diante do que sabiamos até agora?

Além disso, ao invés de descobrir quem somos, seria muito mais útil, realista e realizável decidirmos quem somos e queremos ser e como podemos colocar em prática. 

O nosso objetivo poderia ser bem simples: que você aprenda a ser bom consigo mesmo, porque é muito difícil gostar de viver quando alguém está sendo ruim conosco o tempo todo.
Precisamos, então, entender ou elaborar um pouco do que acontece dentro de nós.
E nesse processo, aprender a desejar o que é possível e então realizar esses desejos da melhor forma que conseguirmos.
Além disso, é claro, a terapia é uma forma eficaz de cuidar da saúde mental e emocional. Ela pode ajudar a gerenciar sintomas de transtornos de ansiedade, depressão, estresse e outros problemas de saúde mental. Vamos pensar juntos em mais alguns motivos pelos quais a terapia pode ser útil para você?

 

Gerenciamento de emoções negativas

A terapia pode ajudar a gerenciar emoções negativas, como ansiedade, tristeza, raiva, culpa, vergonha etc. Pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para seu desconforto. A terapia ensina habilidades para lidar com esses desafios, ajudando a reduzir os sintomas associados aos problemas de saúde mental.

 

Aprender habilidades para lidar com o estresse

A terapia é eficaz para ajudar as pessoas a lidar com o estresse em suas vidas. Ela ensina habilidades para gerenciar o estresse, como técnicas de relaxamento, habilidades de solução de problemas e técnicas de resolução de conflitos. Isso pode ser particularmente útil para pessoas que estão passando por uma transição importante em suas vidas, como um divórcio, mudança de emprego ou perda de alguém querido.

 

Melhoria do relacionamento interpessoal

A terapia pode ajudar a melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais. Ela pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para conflitos ou problemas de relacionamento. A terapia também ensina habilidades sociais, como assertividade e resolução de conflitos, que podem ajudar a melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais.

 

Melhoria da autoestima e autoconfiança

A terapia pode ajudar a melhorar a autoestima e a autoconfiança. Ela pode ajudar a identificar e mudar pensamentos negativos sobre si mesmo, substituindo-os por pensamentos mais realistas e positivos. Também ensina habilidades para lidar com a autocrítica e a autocobrança excessiva, ajudando a melhorar sua relação consigo mesmo.

E terapia online funciona mesmo?

Ao longo dos últimos anos, diversas pesquisas têm demonstrado que a terapia online é tão eficaz quanto a terapia presencial. 

Um estudo publicado na revista científica Journal of Affective Disorders descobriu que pacientes com depressão que receberam terapia online tiveram melhorias nos sintomas tão significativas quanto aqueles que receberam terapia presencial. E uma revisão sistemática publicada na revista World Psychiatry encontrou evidências de que a terapia online é comparável em eficácia à terapia presencial em uma ampla gama de condições, incluindo transtornos de ansiedade, depressão e trauma.

Embora já existisse vários anos antes, o atendimento terapêutico online ganhou força durante a pandemia da COVID-19, mas seus benefícios em aumentar a acessibilidade aos cuidados de saúde mental e diminuir os obstáculos ao comparecimento às sessões continuam sendo muito importantes.

Pode ser um grande estímulo poder fazer sua terapia de casa, ou do escritório sem precisar se deslocar para um consultório e isso muitas vezes significa a diferença entre faltar e comparecer. 

A terapia presencial continua sendo uma ótima opção também. Cabe a você decidir o que lhe atende melhor e também quais são as modalidades oferecidas pelo profissional da sua escolha. 

Evidências científicas sobre a eficácia da terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental(TCC) é uma abordagem baseada em evidências científicas e dados estatísticos. Ela é uma das formas mais eficazes de tratamento para uma ampla gama de problemas de saúde mental, incluindo transtornos de ansiedade, depressão e transtornos alimentares.

Um estudo de 2017 publicado no Journal of Consulting and Clinical Psychology descobriu que a terapia cognitivo-comportamental era tão eficaz quanto a medicação para o tratamento da depressão moderada a grave. Além disso, os efeitos positivos da terapia cognitivo-comportamental foram mais duradouros do que os da medicação.

Outro estudo de 2018 publicado na revista Behaviour Research and Therapy descobriu que a terapia cognitivo-comportamental era mais eficaz do que outras formas de terapia para o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O estudo também descobriu que os efeitos da terapia cognitivo-comportamental eram duradouros, mesmo após a conclusão do tratamento.

A TCC também tem sido eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade social e o transtorno de estresse pós-traumático. Um estudo de 2014 publicado na revista Psychotherapy and Psychosomatics descobriu que a terapia cognitivo-comportamental era tão eficaz quanto a medicação para o tratamento do transtorno de ansiedade social. Além disso, os efeitos positivos da terapia cognitivo-comportamental foram mais duradouros do que os da medicação.

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz e baseada em evidências científicas para o tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde mental. Além disso, a terapia online pode tornar a terapia mais acessível e conveniente para aqueles que procuram cuidados de saúde mental. Se você está lidando com problemas de saúde mental, considere procurar a ajuda de um terapeuta treinado em terapia cognitivo-comportamental. Juntos, você e seu terapeuta podem trabalhar para ajudá-lo a gerenciar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

 

***

Se você tem interesse em conversar comigo para nos conhecermos e descobrirmos juntos se poderíamos estabelecer uma boa relação como terapeuta e paciente, podemos marcar uma conversa rápida, sem custo. Esse encontro inicial dura entre 15 e 20 minutos.

A marcação da conversa inicial e o esclarecimento de quaisquer dúvidas que você tenha podem ser feitos pelo WhatsApp, em +55 21 975 248 749.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *